A Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, foi fundada em 1498, segundo vários historiadores, contando já com 500 anos ao serviço da comunidade Praiense. 
O seu galardão evidencia a Instituição como a mais benemérita do concelho. São pois muitos os que ao longo destas cinco centenas de anos, dedicaram de muitas formas aos que sofrem de doença, pobreza ou de exclusão social.
Como é referido na Memória Histórica desta Santa Casa, deveremos continuar a avançar para junto dos que necessitam de apoio, sob formas de integração plena na comunidade, distribuindo os recursos disponíveis, numa palavra promovendo a justiça social como factor e condição de cidadania.

Neste sentido a Santa Casa da Misericórdia de Praia da Vitória é hoje uma Instituição Particular de solidariedade Social, sem fins lucrativos, que estende a sua actividade por várias áreas da solidariedade social. Embora o seu campo de acção possa transcender as áreas da chamada segurança social, os fins que, de modo principal, prosseguirão serão, efectivamente, o apoio à família, sob qualquer das formas que possa revestir, a protecção à infância, à juventude e à velhice e formação profissional.

Para dar resposta a cerca de 340 utentes diários a Misericórdia conta com todo um conjunto de valências das quais realçamos: a Rede Educativa com Creche, Jardim-de-Infância, ATL, Ludoteca e Centro de Informática, as Unidades Residenciais do tipo Familiar para acolhimento de crianças e jovens, o Centro de Apoio Integrado à Mulher Vítima de Violência, SolisVita, o Centro de Acolhimento Masculino, Donus Spei, para cidadãos em situação de sem abrigo, o projecto Saltus de intervenção junto dos jovens em risco, o Centro de Economia Solidária com uma rede de micro empresas de Inserção Social, o Núcleo de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, a Unidade Técnica de Apoio ao Cidadão em situação de endividamento e a Agência de Apoio ao Microcrédito. Procura-se acima de tudo aprofundar e renovar os instrumentos de política social, orientados para a redução da pobreza e da exclusão social, trabalhando na implementação de medidas sociais pró-activas de integração e solidariedade.

A Santa Casa da Misericórdia de Praia da Vitória, no âmbito da sua intervenção social, integra diversas valências: 
- Educativas 
- Acolhimento 
- Prevenção
- Economia Solidária 
- Actividades comerciais orientadas para a sustentabilidade dos projectos sociais.
- Serviços Religiosos

Comentários

  Nenhum comentário Comente

Onde Estamos

Obter direcções
Contacto

Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória
(Praia da Vitória (Santa Cruz))
Praia da Vitória - Santa Casa Misericórdia


500 Anos de Bem Fazer

Rua Hospital 18
9760-475 PRAIA DA VITÓRIA
( Praia da Vitória (Santa Cruz) )
295 512 127
295 543 442